Função da APPA


Nosso Trabalho/Objetivo
Uma questão ambiental e de saúde pública
O controle das populações de animais, por exemplo, é fundamental para a vigilância epidemiológica, controle das zoonoses e demais agravos envolvendo animais, além de auxiliar na promoção da saúde humana e ambiental. Por este motivo, a OMS recomenda a esterilização como único método capaz de reduzir gradativamente a reprodução animal, considerando, por exemplo, que uma única fêmea canina no período de 10 anos possa gerar a soma de 80.399.780 descendentes.
Em outros países, além da esterilização, a fórmula utilizada para o controle populacional de animais envolve programas educativos, registro e identificação de animais domésticos, legislação pertinente à propriedade responsável, remoção e destino adequado a animais errantes. Algumas cidades brasileiras já aplicam medidas semelhantes, mas a escassez de estudo sobre a dinâmica e o controle das populações desses animais e, principalmente, da avaliação do impacto de intervenções sobre o controle e reprodução, impedem que tais ações regionalizadas sejam expandidas.
A educação e a propriedade responsável são os principais pilares do controle de população animal. O maior contingente de animais errantes na área urbana tem origem no abandono por proprietários sem orientação clara sobre sua responsabilidade ao adquirir um animal, a crueldade caracterizada por esta atitude e os riscos à saúde pública.
O recolhimento, manutenção e sacrifício de animais apenas leva à continuidade de um gasto desnecessário. Os recursos destinados ao controle de zoonoses, se aplicados em esterilização e em campanhas educacionais serão, com certeza, muito mais bem aproveitados pelo município, já que comprovadamente não há qualquer outra medida tão eficaz, satisfatória e dentro do que determina a Lei como a de uma política pública que observe tais princípios.
Abrigos
A APPA, por enquanto, não tem abrigo para os animais, por isso encentivamos o Canil Municipal existente em nossa cidade, mesmo que segundo relatos de parte da população Pratense, que o mesmo passa por várias irregularidades que fomos pessoalmente averiguar . 
A manutenção de abrigos não é a solução para o problema dos animais errantes nas cidades. O abrigo além de não resolver o problema , incentiva aqueles que por algum motivo desejam se desfazer do animal.
Além do alto custo de manutenção ,os animais sofrem pela falta de espaço e pouca atenção, que ocorre nos abrigos, devido a superlotação.
Nós da APPA acreditamos que parte da solução seria a criação de Centros de Saúde Animal , um local de promoção da saúde e bem estar dos animais , visando uma conduta ética e humanitária com relação aos seres vivos e implantando um programa eficiente de controle de zoonoses através da vermifugação, vacinação , esterilização dos animais de ruas e campanhas educativas periódicas.

Educação
Além de propor a implantação de políticas públicas adequadas, a APPA entende que somente por meio da educação é possível solucionar o problema do abandono animal e, conseqüentemente, o de saúde pública. Por isso estamos elaborando uma série de campanhas, como a elaboração de panfletos e publicidades em jornais e Rádio de nossa cidade visando levar a informação e os meios da população também fazer parte desta luta que não é só nossa, mas sim de toso nós. Todas as ações da APPA tem como base a legislação brasileira, a partir da Constituição Federal, artigo 225, e da Lei 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais, bem como as convenções internacionais e normas técnicas sobre a questão.
Esterilização! Entenda porquê
A principal causa do abandono é o descontrole populacional. Portanto, a esterilização de um animal, seja ele cão ou gato, é um ato de responsabilidade. Só dessa forma é possível reduzir o número de bichos abandonados nas ruas.
Para se ter uma idéia, uma cadela não castrada e seus descendentes podem gerar 64 mil animais em seis anos; uma gata não castrada e seus descendentes podem gerar 420 mil novos animais num período de sete anos. E não existem lares responsáveis para todos.
A castração de fêmeas e machos é uma cirurgia que impede a procriação. E deve ser feita por profissional competente, com o animal sob efeito de anestesia geral. Converse com seu veterinário!

Cães e Gatos contra Alergia
Não é necessário expulsar os bichos de estimação da casa quando o bebê chegar. Pesquisadores dos Estados Unidos constataram que crianças que convivem com dois ou mais cães ou gatos durante o primeiro ano de vida correm menor risco de desenvolver alergia no futuro.
Animal em casa pode significar boa saúde para as crianças
Crianças que vivem em lares onde existem animais domésticos têm organismos mais preparados para se defender de eventuais problemas de saúde. Esses benefícios da convivência com animais se dariam sobretudo em crianças ente 5 e 8 anos.